*Fernanda Mugnol

O sucesso de uma lavoura, indiferente da cultura a ser implantada, depende basicamente do seu planejamento antecipado. Seu principal objetivo é estabelecer um cronograma de atividades para que o produtor possa realizar o plantio de forma eficiente e segura. Parece uma questão óbvia em primeira análise, mas é muito comum presenciarmos cenários em que o produtor deixa pra a última hora a decisão de o que cultivar naquela safra em questão.

O planejamento deve ser realizado no período de entressafra da cultura, assim haverá maior disponibilidade de tempo para definir a área a ser cultivada, quantidade de hectares necessários, amostragem de solo, aplicação de corretivos, quando necessário, manutenção de máquinas e equipamentos e aquisição de sementes e insumos.

Um dos primeiros passos é saber como está a fertilidade do solo em que será feito o plantio da cultura. Para isto, utiliza-se a análise do solo, em que as recomendações de calagem e adubação para as culturas são feitas com base na interpretação de análises químicas de amostras compostas de solo. Através dela, é possível ter uma leitura da situação atual da terra e o que deve ser feito para melhorar e garantir um bom desenvolvimento das plantas. Além disso, solos compactados, mal drenados, com baixa disponibilidade ou desequilíbrio de nutrientes, tendem a facilitar o desenvolvimento de doenças, principalmente doenças do sistema radicular, sujos agentes causais, muitas vezes permanecem no solo por vários anos.

A escolha da cultivar  e a época de plantio pode ser razão do sucesso ou do insucesso da lavoura, pois cada cultivar possui suas especificações quanto a fertilidade do solo, resistência a doenças, melhor época de plantio, grupo de maturação, composição do grão, potencial produtivo, altura e acamamento e tratos culturais.

Outro passo caracteriza-se pela escolha das sementes que devem ser fiscalizadas e devidamente tratadas com fungicidas e inseticidas para que possam assegurar o pleno estabelecimento da lavoura, evitando a introdução de doenças e pragas que ainda não ocorrem na lavoura.  População de plantas e espaçamento também devem ser levados em consideração, já que, lavouras muito adensadas podem criar um microclima úmido e sombreado, favorecendo o desenvolvimento de microorganismos indesejáveis a cultura.

A rotação de culturas é um procedimento que deve ser praticado em todas as safras. Trata-se de um dos fundamentos do Sistema de Plantio Direto, sendo importante para estruturação do solo, disponibilização de nutrientes e formação de palha, contribuindo para o desenvolvimento das plantas, além de prevenir ou facilitar o controle de doenças e plantas daninhas.

Aliado a esses detalhes, o manejo integrado de plantas invasoras, doenças e pragas é uma ferramenta muito importante para a obtenção de uma boa produtividade. Um dos objetivos da produção integrada é manejar a cultura para que as plantas possam expressar sua resistência natural às invasoras, pragas e patógenos. Além disso, nesse sistema, deve-se conciliar diversos métodos de controle, levando-se em consideração o custo de produção e o impacto sobre o ambiente, reduzindo ao máximo o uso de agroquímicos, trabalhando sempre preventivamente.

Todos essas ações descritas acima devem fazer parte do planejamento de uma lavoura a fim de assegurar um bom rendimento e lucratividade para o produtor, além de contribuir para a preservação das áreas e do meio ambiente.

O fertilizante Organic Bloom, fonte de fósforo orgânico e aminoácidos, é um aliado do produtor na hora de estabelecer seu planejamento, podendo ser utilizado no tratamento de sementes ou na aplicação foliar da cultura estabelecida. Tem por finalidade fornecer os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das plantas.

 

*Eng. Agrônoma – CREA RS 178798. Pós graduanda em MBE Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental

 

Referências bibliográficas

 

Santos, Hemmannuella C. et al. Amostragem para avaliação da fertilidade do solo em função da variabilidade de suas características químicasRev. bras. eng. agríc. ambient., Dez 2009, vol.13, p.849-854. ISSN 1415-4366

Santos, Lana Mara Rodrigues dos et al. Um modelo para a programação de rotações de culturasPesqui. Oper., 2007, vol.27, no.3, p.535-547. ISSN 0101-7438

Winck, Bruna Raquel et al. Carbono e nitrogênio nas frações granulométricas da matéria orgânica do solo, em sistemas de culturas sob plantio diretoRev. Bras. Ciênc. Solo, Jun 2014, vol.38, no.3, p.980-989. ISSN 0100-0683

Organic Bloom – Importância do planejamento de uma lavoura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *